Mitos

Vamos abordar alguns mitos referentes à homeopatia e esclarecer algumas dúvidas.


A homeopatia não funciona


Manifestantes protestam e ingerem overdose de remédios homeopáticos para provar que eles não funcionam
Manifestantes protestam e ingerem overdose de remédios
homeopáticos para provar que eles não funcionam.

É isso que os céticos insistem em afirmar, embora eles próprios nunca tenham experimentado a homeopatia. É certo que um remédio homeopático erroneamente receitado pode não fazer efeito algum sobre os sintomas, mas uma receita correta pode produzir resultados positivos, às vezes dramáticos. Pode-se admitir que não se sabe ao certo como a homeopatia funciona, mas o fato é que ela funciona.
Muitas vezes, as pessoas confundem com homeopatia, os fitoterápicos ou outras terapias que nada têm a ver com o tratamento homeopático. É simplesmente um equívoco. Em segundo lugar, algumas pessoas dizem que a homeopatia não é eficaz para elas simplesmente porque só tentaram combinações auto-receitadas ou remédios de baixa potência. Em terceiro lugar, temos as pessoas que consultaram apenas um homeopata ou usaram um só remédio e desistiram, descartando toda a homeopatia. Embora nem todos possam beneficiar-se de toda e qualquer terapia, a possibilidade de que você, como indivíduo, possa se beneficiar da homeopatia — se continuar o tratamento com um homeopata competente durante no mínimo um ano — é bem alta.





A homeopatia não funciona para infecções

 Este é um conceito errôneo que enfrentamos regularmente em nossa prática — principalmente porque tratamos de tantas crianças. Assim que o paciente é diagnosticado como tendo uma “infecção”, seja sinusite, infecção vaginal, mastite ou um abscesso dentário, é provável que ele vá recorrer ao mágico antibiótico. Quando usados adequadamente, os antibióticos podem salvar a vida. Quando usados em excesso, podem causar resistência a antibióticos. Na prática, verifica-se que a homeopatia resolve cerca de 90% dos casos de infecção.


Remédios homeopáticos feitos de certas substâncias são perigosos


 Pode ser chocante pensar em tomar um remédio homeopático feito do veneno de cobras ou aranhas, ou do produto de doenças, como a tuberculose. Entretanto, se você lembrar como os remédios homeopáticos são feitos e que apenas a impressão ou memória da substância original permanece, logo se torna óbvio que não existe o mínimo risco de toxicidade.

A homeopatia pode ser boa apenas para problemas simples


A homeopatia é excelente tanto para doenças crônicas como para doenças agudas. É eficaz para casos graves e também para casos corriqueiros, de natureza física, mental ou emocional. Observamos resultados surpreendentes em pacientes que sofriam durante muito tempo de depressão suicida, de dores que não cediam e de problemas físicos vitalícios. Pacientes que tomam grande quantidade de medicamentos convencionais talvez não apresentem um quadro sintomático suficientemente claro para encontrar o remédio homeopático perfeito, mas um longo histórico de sintomatologia não impede um tratamento homeopático bem sucedido. Na Índia, hospitais inteiramente homeopáticos se dedicam ao tratamento das doenças mais graves.


É preciso acreditar para que a homeopatia funcione


Homeopatia veterinária.
É outro mito que existe nos dias de hoje. Contanto que a descrença não leve alguém a sabotar ou abandonar o tratamento, a homeopatia funciona tão bem com aqueles que acreditam como com aqueles que não acreditam. Sabemos, também, que a homeopatia não é somente para aqueles que acreditam nela, porque crianças e animais, sem nenhum interesse ou convicção na eficácia da homeopatia reagem muito bem a esses medicamentos.









Para que a homeopatia funcione adequadamente em um tratamento deve-se ter alguns procedimentos, tais como:




  • Os grânulos devem ser diluídos na boca ou debaixo da lingua de preferencia, sem que pelo menos 20 minutos antes e 20 minutos depois se coloque na boca qualquer outra substancia, como comida, tabaco ou em especial substancias com paladar intenso.




  • Substâncias como Café, Chá, Mentol, Eucalipto e Canfora podem ser antídotos e anular a ação dos remédios homeopáticos. Deve-se evitar portanto, o consumo dos mesmos durante o tratamento.




    Alimentação saudável.
  • Uma alimentação, exercício e um descanso adequados são ações complementares de ajuda ao tratamento homeopático.






  • Deve-se evitar tocar nos remédios com as mãos ou mesmo colocá-los fora da sua embalagem. Evitar a exposição à luz e a campos magnéticos intensos, como os provenientes de aparelhos elétricos e outros.