Dados



Características do mercado consumidor de medicamentos homeopáticos no Brasil 


Foi feita uma pesquisa sobre a freqüência de utilização de medicamentos homeopáticos por um certo grupo de pessoas. Ao ser suposta uma situação de necessidade de utilização e possibilidade de escolha pelo tratamento, as pessoas puderam optar por ter o tratamento a base de medicamentos homeopáticos como primeira ou segunda opção.


56,2 % de Mulheres e 43,8 % de Homens

Como observado no gráfico acima, as mulheres pesquisadas estão mais dispostas ao tratamento com medicamentos homeopáticos que os homens, logo, as mulheres escolheram os medicamentos homeopáticos como primeira opção mais vezes que os homens. Considerando-se o total de mulheres, pouco mais de um terço tem preferência por este tipo de terapia.


Já entre as classes econômicas, podemos observar que a preferência por medicamentos homeopáticos aumenta conforme aumenta o poder econômico, identificando-se uma primeira variável capaz de discriminar um segmento de consumidores.
         



Podemos observar que para os homens e mulheres, dentro de uma mesma classe econômica, a proporção de citações de preferência por homeopatia foi muito próxima. Pode-se, assim, atribuir primeiramente à classe a preferência pela homeopatia, pois podemos confirmar que a preferência tem maior variação quando se trata de diferenças de  classes, do que diferença de sexo na mesma classe econômica.

O número de usuários mensais de homeopatia é de no mínimo 2,5 milhões no país.Em relação à idade, a distribuição aproximada de consumidores é a seguinte:
        
Azul claro representa reta de regressão, azul escuro corresponde à sequência de pontos amostrais.

Conforme o gráfico,o maior segmento consumidor , 7%, se encontra entre 50 e 60 anos.


CONCLUSÕES





O mercado para medicamentos homeopáticos ainda é relativamente pequeno, parecendo não estar completamente restrito a algum segmento demográfico específico. Exceções talvez possam ser feitas: 
•  aos grupos etários dos 28 aos 60 (devido à preferência e ao 
consumo pelos produtos),
•  às mulheres.  
A coleta de outras informações sobre  hábitos e estilos de vida auxiliaria na identificação de outros segmentos em relação a estas variáveis.